segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Empunhaduras do Forehand

O forehand é um dos golpes mais importantes do tênis de campo. Junto com o saque, a partir do forehand que acontece a construção de praticamente todos os pontos dos jogadores profissionais.
Para ter um bom forehand, antes de mais nada é preciso empunhar a raquete de maneira adequada. Atualmente, existem três tipos diferentes de empunhadura para a realização do forehand. Cada uma delas tem suas qualidades e seus defeitos. Nesse artigo, comentarei sobre os três tipos de empunhadura do forehand e as qualidades e defeitos de cada delas.
Antigamente, todos os jogadores utilizavam a empunhadura continental para realizar o forehand. Com o passar dos anos, devido à evolução dos materiais e das pesquisas na área de biomecânica, a maneira de empunhar a raquete foi se modificando. Atualmente existem três tipos de empunhadura para o fundamento forehand, sendo elas:
ü  Eastern: A empunhadura Eastern está demonstrada na figura 1. Para entender a forma de segurá-la basta colocar a palma da mão direita sobre as cordas da raquete e deslizá-la em direção ao cabo, fechando-a sobre ele
ü  Semi-Western: A empunhadura Semi-Western está demonstrada na figura 2. Para compreender como segurá-la, parta da pegada Eastern, gire a mão direita para a direita, fazendo com que a palma da mão repouse sobre a face mais larga do cabo da raquete (face 4)
ü  Western: A empunhadura Western está demonstrada na figura 3. Há três formas de conferir essa pegada. Verifique se o “V” da mão está entre a face dois e quatro do cabo da raquete. Veja, também, se o osso do indicador está entre a face quatro e cinco. Finalmente, confira se as cordas da raquete estão totalmente pralelas ao chão.

Obs: A empunhadura Continental é utilizada no forehand quando é realizado o slice.

Figura 1                                                  Figura 2                                                   Figura 3
    
A partir da descrição das três empunhaduras, podemos citar as principais qualidades e defeitos de cada uma delas sobre a altura do ponto de contato, sobre a distância da batida em relação ao seu corpo e sobre a quantidade de efeito gerado. Examinamos esses itens separadamente a seguir.

Distância e altura do ponto de contato
O ponto de contato entre a raquete e a bola muda de acordo com a empunhadura. O ponto de contato com a empunhadura Eastern é mais ao lado do corpo. Aqueles que utilizam a empunhadura Semi-Western, o ponto de contato precisa ser realizado um pouco mais á frente. Por fim, quem utiliza a empunhadura Western, o ponto de contato com a bola é ainda mais a frente. Pensando nesse aspecto, jogadores que utilizam a empunhadura Eastern têm mais tempo para rebater a bola quando comparado com aqueles que seguram com a raquete com a empunhadura Semi-Western e principalmente Western.
A altura da raquete durante o ponto de contato entre a raquete e a bola também é influenciado pela empunhadura. A altura da raquete é mais baixa para aqueles que utilizam a empunhadura Eastern. Para aqueles que utilizam a empunhadura Semi-Western, a altura da raquete é mais alta. Já os jogadores que empunham a raquete com a Western, a altura da raquete durante o ponto de contato é ainda mais alto. Nesse contexto, os jogadores que usam a empunhadura Eastern têm mais facilidade de rebater bolas baixas e mais dificuldade em rebater bolas altas. Para os jogadores que empunham a raquete com a Western, eles têm mais facilidade em rebater bolas altas e mais dificuldade em rebater bolas baixas. Dessa forma, aqueles que seguram a raquete com a empunhadura Western precisam flexionar bem os joelhos para conseguir rebater uma boa bola baixa.
Como podemos perceber, a uma relação entre a distância e altura do ponto de contato. Conforme o contato bola/raquete é mais a frente, automaticamente o seu braço irá ficar mais alto, e conseqüentemente a altura do ponto de contato também ficará mais alta.

Efeito gerado
Os jogadores que seguram com a empunhadura Western conseguem gerar muita aceleração no punho com certa facilidade. Isso acontece pela própria característica na pegada da raquete. Essa aceleração faz com que jogadores que utilizam a empunhadura Western gerem muito efeito topspin sobre a bola quando comparado com aqueles que seguram com a empunhadura Eastern.

Mesmo com todos esses comentários positivos e negativos referente às empunhaduras, penso que a empunhadura ideal para o forehand é aquela que a pessoa se sente mais confortável. O ponto principal é evitar as empunhaduras extremas, que são a continental e a Western, principalmente no início do aprendizado. Conforme vai acontecendo à evolução do jogador, pode ser feita a troca de empunhadura, de acordo com a necessidade e vontade de cada jogador.

Maiores informações:

Referências
1.      Treuherz RF, Cornejo A. Tênis: técnicas e táticas de jogo: preparação estratégica, mental, física, nutricional. 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.